Skip to Main

MODALIDADES

Conheça as nossas modalidades federadas, desportivas e culturais.

TENIS DE MESA

O Ténis de Mesa, sempre foi praticado na Ega, mas apenas como desporto de lazer, no entanto na década de 90, começou a ser praticado por jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, como desporto de competição, não mais parando até ao presente momento. Atualmente, o Ténis de Mesa, é a única Modalidade coletiva que no concelho de Condeixa-a-Nova, participa num Campeonato de Equipas de âmbito Nacional à mais de 15 anos, levando deste modo o Nome da Ega, e consequentemente de Condeixa-a-Nova a todo o território Nacional. Na verdade, participamos em campeonatos e torneios em todo o território Nacional, incluindo por diversas vezes as ilhas dos Açores.

 

Caracterização da Escola e dos Atletas envolvidos
Neste momento, temos cerca de 15 atletas seniores federados, que participam por equipas no Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Honra da FPTM, Campeonato Nacional da Segunda Divisão da FPTM (Equipa Feminina), Campeonato Distrital da ATM Coimbra ( Equipa “B” E "C" Masculina), defrontando equipas de toda a região Centro e Centro Sul e uma da Ilha Terceira ( Açores ), quer na Taça de Portugal, e em diversos Torneios de âmbito Nacional. Temos igualmente cerca de 25 atletas jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, que frequentam a nossa Escolinha de Ténis de Mesa. A maioria deles são federados e participam nos campeonatos Distritais e Nacionais dos escalões respetivos e em diversos torneios de âmbito Distrital e Nacional.

TRAIL RUNNING

Na base da constituição desta equipa estão as excelentes condições ambientais e geográficas inerentes à aldeia de Ega, local do qual são oriundos. Existem aqui características surpreendentes para a prática e realização de treinos e eventos desportivos associados a esta modalidade.

 

Para a criação desta nova secção desportiva e para o aparecimento desta nova equipa foi também fundamental a imensa vontade, expressa pelos seus praticantes, de competir em eventos da modalidade, que aliem a corrida ao contacto permanente com a natureza.

 

Neste momento, temos cerca de 8 atletas federados, que participam em diversas provas regionais e nacionais.

 

A equipa UGAS TRAIL RUNNING pretende praticar ativamente esta modalidade, divulgar todos os benefícios para a saúde associados à prática desportiva ao ar livre e, por conseguinte, aumentar o número de participantes desta actividade, apostando nos jovens da nossa equipa.

TIRO

A secção de Tiro Desportivo surgiu no final de 2016, fruto da vontade de alguns sócios em praticar diferentes modalidades do tiro de precisão com ar comprimido na nossa localidade, quando até então, para o fazer, tinham de pertencer a equipas externas ao concelho.

 

Esta secção inscrita na Federação Portuguesa de Tiro promove as vantagens da prática desportiva, disponível para todas as idades de ambos os sexos, pois o tiro desportivo está associado a disciplina, controlo emocional e concentração.

 

O tiro de precisão, com carabinas de ar comprimido (vulgo, pressões de ar) está desde à muito associado às coletividades/associações e festas populares, onde se organizam pequenos torneios, informais, com a participação de curiosos que, por tradição, têm este tipo de armas em casa.

 

Com o interesse manifestado por diversos sócios, Os Ugas têm vindo a desenvolver torneios desta modalidade, com bastante regularidade, desde 2011, despertando e apurando a curiosidade dos participantes, levando alguns a procurar caminhos mais sérios, acabando por se federar e participar em diversos campeonatos regionais, nacionais e até internacionais, e em provas locais/de clube.

GINÁSTICA

Secção de Ginástica d' Os Ugas Associação Desportiva e Cultural de Ega

 

Horários: Segundas e Quartas, das 20:30h às 21h30m

 

Professora Mariana Nujo

TUNA

Decorria o ano de 2004, quando o Centro Social e Polivalente de Ega, ponderou a hipótese de fundar um grupo de cantares, capaz de colmatar o vazio cultural sentido nas actividades desta instituição.

 

Assim, com o gosto pela música tradicional e ligeira portuguesa, a motivação dos interessados e a disponibilidade do Maestro João Paulo Devesa, estavam reunidos os condimentos necessários para o arranque do grupo que logo se viria a chamar, Tuna e Cantares de Ega.

 

A Tuna e Cantares de Ega apresenta uma componente vocal e outra instrumental, sendo esta última constituída por violas, cavaquinhos, violino, baixo,acordeão, bandolim, bombo e clarinete.

 

O grupo é constituído por 20 elementos, com idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos que continuam empenhados em cantar e tocar grandes sucessos damúsica ligeira e tradicional portuguesa.

 

Em suma, o amor e orgulho pela música portuguesa, o prazer de divulgar as nossas tradições e os novos convites que vão surgindo após cada actuação do grupo, constituem a nossa principal fonte de motivação para continuarmos a divulgar, cada vez mais e melhor, este nosso querido e amado projecto.